Brindo a casa, brindo a vida, meus amores, minha família... Atirei-me ao mar, mar de gente onde mergulho sem receio, mar de gente onde eu me sinto por inteiro...


domingo, 23 de maio de 2010

Uma série de 10 ao invés de 4 de 10?

Quanto e como treinar? Durante meus 10 anos de experiência em academias (das mais simples às mais sofisticadas) essa foi a principal pergunta que tive que responder. E a resposta era sempre a mesma: muito menos que você imagina. Existem inúmeras evidências mostrando que pequenos volumes de treinamento e pequenas cargas podem ser tão eficientes quanto os treinos tradicionais de grandes intensidades e enormes volumes (entenda muito peso nos aparelhos e horas na sala de musculação!). E isso vale para qualquer tipo de objetivo, inclusive hipertrofia. Isso mesmo, se você quer aumentar a massa muscular, muito ou pouco, pequenos volumes ou baixas intensidades podem sim serem eficientes. Quanto ao volume, o sistema HIT (high intensity training) é um velho conhecido dos praticantes de musculação. Difundido nos anos 60 e 70 por Mike Mentzer com o nome de Heavy Dutty (ou carga pesada), foi foco de inúmeras pesquisas que confirmaram sua eficiência. O sistema prega que uma única série (isso mesmo, não é 3x10 ou 4x10, é 1x10!!!) executada com grande intensidade e qualidade é tão eficaz quanto qualquer sistema de treino. Isso foi confirmado pelos inúmeros títulos de Dorian Yates no Mister Olympia, maior campeonato de fisiculturismo do mundo, assim como nas prescrições do ACSM - Colégio Americano de Medicina do Esporte, que prescrevem de 1 única série de exercícios como o ideal para promoção da saúde desde o ínicio dos anos 90. Pense nisso e fale com seu professor. Abraço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário